Como melhorar a comunicação em um relacionamento? 6 dicas práticas

Como melhorar a comunicação em um relacionamento? 6 dicas práticas

A comunicação no relacionamento é um dos principais pilares que rege nossa vida a dois.

Mas, não só isso: ela também está presente em todos os campos de nossa vida, em qualquer relação, do momento em que nascemos até o dia em que morremos. 

E você deve tá pensando: “mas, como assim desde que nascemos?”. Entenda que o ato de se comunicar vai além de somente palavras, é um universo norteador para tudo que fazemos em nossa vida desde sempre. 

Um recém nascido, por exemplo, comunica-se – inconscientemente – por meio de sons e choros. 

Um adulto se comunica de forma verbal ou não-verbal, ou seja, por palavras e sons ou por expressões e posicionamentos. 

Mas, por estar tão enraizada em nosso dia a dia, acabamos não dando a atenção necessária ao assunto, principalmente quando se trata de comunicação no relacionamento. 

Manter uma boa comunicação, sendo ela assertiva, clara e objetiva, é o principal passo para evitar complicações no relacionamento e conquistar uma parceria saudável, segura e prazerosa, que resulta em uma conexão que vai além do que sonhamos.

Para te ajudar com isso, trouxemos 6 dicas práticas que vão te mostrar como melhorar a comunicação em seu relacionamento. 

Mas antes disso, vamos entender melhor a importância e os impactos que uma comunicação defasada pode trazer ao seu relacionamento? Veja a seguir!

O que você vai ver nesse texto?

  • Por que a comunicação no relacionamento é importante?
  • Consequências de não ter uma boa comunicação no relacionamento;
  • 6 dicas práticas para melhorar a comunicação no relacionamento.
A comunicação em um relacionamento é um ato que nos permite explicar ao nosso parceiro ou parceira as nossas necessidades, vontades e limites.

Por que a comunicação no relacionamento é importante?

Se comunicar é um ato que nos permite explicar ao nosso parceiro ou parceira as nossas necessidades, vontades e limites. Principalmente, é uma forma importante para manter esses limites da convivência onde eles devem estar. 

Amor, confiança e fidelidade são muito necessários para a construção de um bom relacionamento. Mas, eles sozinhos não são suficientes para manter uma relação saudável. 

Além disso, qual a melhor forma de expressar o amor por alguém a não ser dizendo “eu te amo”? Os gestos são, sim, importantes. Mas uma comunicação clara e objetiva pode contribuir ainda mais. 

A comunicação te ajuda a construir diariamente uma conexão no seu relacionamento, não adianta somente amar uma pessoa, se você não dizê-la. Não adianta dizer o quanto se importa, se não tiver atitudes concretas. Não adianta falar que confia, sem demonstrar. 

E tudo isso que mencionamos anteriormente é feito por meio da comunicação, seja ela verbal, não-verbal ou por atos físicos.

Para esclarecer melhor o assunto, vamos te mostrar brevemente o que é exatamente cada uma delas e assim ficará mais fácil de entender porque devemos dar valor para comunicação em um relacionamento!

Comunicação verbal 

Assim como você gosta de ouvir que é especial, o seu parceiro ou parceira também! 

Então, quando usamos as palavras para nos expressarmos estamos utilizando a comunicação verbal, seja aquele “eu te amo” falado ou escrito. 

Essa é uma ferramenta poderosa que temos em nossas mãos, pois conseguimos ser claros nos nossos sentimentos e é uma excelente forma de dizer a pessoa amada o quanto ela é importante para nós. 

Use as palavras ao seu favor, fale como se sente, o que quer, suas necessidades. Pois, de todas as comunicações, essa é a forma mais simples de se comunicar e promover a durabilidade de seu relacionamento.

Comunicação não-verbal 

O seu companheiro ou companheira já te falou alguma coisa que, no momento, você concordou, mas, no fundo, te deixou triste, chateado ou qualquer sensação semelhante? Com certeza você deve ter expressado esse sentimento através dos seus gestos.

Então, nesse caso, você utilizou a comunicação não-verbal, que envolve expressões faciais, postura e outros gestos que não utilizam palavras.  

Estar esperando uma reação e receber outra pode causar uma frustração desnecessária, ainda que sem querer, explique-a se necessário, converse, comunique-se, isso é fundamental. 

Vale dizer que isso serve para situações positivas ou negativas. As expressões e posturas são ferramentas poderosas na construção de um relacionamento saudável, use-as ao seu favor.

E não se esqueça: a comunicação não-verbal está muito ligada ao que está dentro de nós, em nosso subconsciente, por isso que ela é mais expressiva, pois nem sempre é possível controlá-la logo de cara. 

Comunicação por meio de atos físicos

Falamos das duas comunicações mais conhecidas – verbal e não-verbal.

Agora vamos falar da comunicação por meio de ações concretas, ou seja, ações físicas, que também são grandes potencializadores nos relacionamentos. 

Demonstrar com atos o quanto você ama, confia e quer estar com uma pessoa ajuda a melhorar a comunicação do casal. 

Fazer um café da manhã, comprar um presente, escrever um bilhete ou até mesmo limpar a casa para o seu par descansar são exemplos de uma comunicação por meio de atos físicos que te ajudarão a fomentar sua relação

Com isso, acho que fica bem claro o porquê é tão importante se comunicar em seu relacionamento, não é?

Ela é a principal ferramenta para construir uma relação saudável com amor, parceria e confiança, além de ser o principal meio para alcançar o felizes para sempre. 

E vale ressaltar que não precisa ser bom em se comunicar, é preciso apenas querer, pois, como mencionamos acima, formas para isso não faltam!  

Consequências de não ter uma boa comunicação no relacionamento

Já falamos dos benefícios e agora vamos falar sobre os impactos da ausência de uma boa comunicação em um relacionamento:

  • Conflitos por falta de diálogo; 
  • Desconfiança; 
  • Frustração;
  • Falta de empatia e compreensão.

Além disso, outros problemas começam a fazer parte do cotidiano do casal, os bons momentos ficam mais distantes e os ruins mais presentes. 

Devido ao desgaste causado pela ausência da comunicação, o que antes era resolvido com facilidade, agora é motivo de grandes discussões, já que os desentendimentos viraram uma grande bola de neve. 

A falta de comunicação promove o distanciamento, quebra a confiança e conexões, impedindo um relacionamento de ser duradouro e feliz. 

A falta de comunicação no relacionamento promove o distanciamento, quebra a confiança e conexões.

6 dicas práticas para melhorar a comunicação no relacionamento

Todas as pessoas que vivem um relacionamento, seja ele amoroso, de amizade ou até mesmo interpessoal, deseja que ele seja bem-sucedido. 

E sabemos que lidar com nossos sentimentos é uma tarefa bem difícil, só não é mais difícil que lidar com o sentimento alheio. 

Com isso, a comunicação é uma chave importante para conquistar o equilíbrio nas relações e ter o tão sonhado relacionamento saudável. 

Mas, vale ressaltar que uma boa comunicação evita situações desagradáveis, mas não as elimina. 

Todo relacionamento tem seus altos e baixos – isso é só a vida acontecendo. Mesmo que você pratique diariamente uma comunicação eficiente não será diferente, mas evitará muitas situações desnecessárias. 

Que tal começar a pôr a mão na massa? Veja, a seguir, quais são as formas para melhorar a comunicação no relacionamento. 

1) Pratique o diálogo e seja sincero 

Falamos em outro tópico sobre a comunicação verbal, e essa é uma das principais práticas para manter um relacionamento saudável. 

Mantenha um diálogo sincero com seu parceiro: diga o que você gosta, o que não gosta, o que incomoda o que não, e todas as outras questões que promovem um bom convívio. 

Ser sincero com a pessoa que está com você é fundamental para melhorar a comunicação no seu relacionamento.

2) Imponha limites 

Momentos difíceis, como falamos acima, estão presentes em qualquer tipo de relacionamento, desde o amoroso até os de amizade. 

Mas, são nesses momentos, principalmente, que precisamos impor limites a nós mesmos e aos outros. Isso não significa que deve interromper uma pessoa, apenas saber conversar e como impor isso já é suficiente. 

Cada pessoa tem os seus limites, eles são individuais e, em alguns casos, mais complexos do que imaginamos. Por isso, você precisa se entender e entender o próximo para saber quais são eles. 

Principalmente quando as emoções estão à flor da pele, você tem que ter bem definido em você o que deve aceitar ou não. 

Não precisa ser agressivo, apenas ser firme e coerente ao impô-los. Novamente, seja sincero, mantenha a calma que tudo ficará bem. 

Entenda que nesse processo de impor limites você também deve estar aberto para ouvir o que a pessoa tem a dizer e também os limites que ela aceita. 

Isso serve para momentos de brigas e também para o dia a dia. 

3) Pratique a empatia

A comunicação, em si, é uma experiência que necessita que nos expressamos, mas também que exige de nós ouvir. 

Quando falamos ouvir não é somente escutar o que a pessoa está tentando nos dizer, é estar disposto a entender os motivos e as causas que levaram aquela determinada atitude. 

Nós, seres humanos, somos um misto de razão e emoção, e nos colocarmos no lugar do outro ajuda a resolver diversas situações e potenciais conflitos. 

Como falamos, isso pode ser levado para o dia a dia como forma de melhorar a comunicação, porque com a empatia, pequenas atitudes podem ser resolvidas antes de virarem grandes problemas. 

Empatia faz bem para quem pratica e para quem recebe. Assim como a gratidão e o perdão também são boas ferramentas de melhoria da comunicação. 

4) Policie sua maneira de se expressar 

Nossa comunicação é um misto de falas e expressões. Com isso, é ideal que você se policie e escolha as palavras certas que deseja utilizar para falar algo. 

Atente-se a posturas rígidas ou agressivas, já que elas podem afastar a pessoa ao invés de fazê-la compreender você.

5) Atente-se ao tom de voz 

É natural aumentar nosso tom de voz quando estamos irritados ou quando algo sai fora do esperado. 

Não é questão de estar certo ou errado, mas isso pode levar a situações para níveis mais críticos, como uma discussão sem fundamento, em que falamos, muitas vezes, coisas que nos arrependemos depois. 

Quando sentir que está alterando seu tom de voz, faça uma autoanálise rápida, respire fundo e entenda que isso não levará a nada. 

Se necessário, peça ao seu parceiro um tempo para conversarem com mais calma, nem que seja depois. Tire alguns minutos para voltar ao equilíbrio e sentir o que tiver que sentir. 

6) Pratique terapias 

A maioria das terapias tem o propósito de promover o autoconhecimento. A terapia de casal, por exemplo, é um bom método para conquistar uma comunicação eficiente com a ajuda de um profissional, caso não estejam conseguindo isso sozinhos. 

Não conseguir se comunicar da maneira correta não é motivo para se envergonhar, é mais normal do que você imagina. Por isso, os psicólogos são especialistas que vão te ajudar a alcançar, por meio de métodos profissionais, o que vocês tanto almejam. 

Para melhorar a comunicação e aumentar a conexão no relacionamento, apostem também no Tantra para casais

Essa é uma ótima maneira de descobrir o seu corpo, os seus sentimentos e descobrir o seu sentir verdadeiro. 

Em nossa escola, devolvemos o Método Agra, que é fruto de mais de 10 anos de estudo e prática. 

Através dele, é possível liberar e entender questões internas que te impedem de desenvolver uma comunicação eficiente com seu parceiro. 

Isso porque, além dos demais benefícios, o Tantra para Casais com o Método Agra promove um desenvolvimento pessoal e é possível aprimorar e entender a percepção de si, que te dá outra visão de vida em relação a você e até mesmo aos outros. 

O Tantra para Casais eleva o relacionamento, o que fará vocês descobrirem caminhos nunca explorados, assim como uma caixinha de surpresas que, quando aberta, traz benefícios diferenciados. Vale a pena acompanhar e conhecer. 

Entre em contato agora mesmo e conheça tudo que o universo tântrico tem para te oferecer! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem
Olá!
Olá, sou a Patrícia.
Me diga como posso te ajudar hoje?