E aí? Procura por dicas de como aumentar a intimidade no seu relacionamento? Sente que é como se a intimidade entre vocês estivesse acabando com o passar do tempo e quer resgatar essa conexão novamente?
Bom, a primeira coisa que você precisa entender é que, apesar de estar fortemente ligada e relacionada ao sexo, a intimidade é algo que transcende esse campo.
Trata-se de algo muito mais complexo e especial. Um tipo de conexão sem constrangimentos, de abertura e sentir-se à vontade ao lado do seu amor.
Porém, sabemos que isso não é fácil. Pensando nisso, no artigo de hoje falamos desse assunto de uma forma muito mais completa e detalhada.
Mostraremos o que realmente a palavra intimidade entre casais significa, se é possível resgatá-la e, o melhor, como fazer isso.
Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:
- Intimidade do casal: parte essencial de qualquer relacionamento
- Principais sinais de que um casal está perdendo a intimidade
- Como restaurar a intimidade de um casal: Tudo que você precisa saber!
- Conclusão
Intimidade do casal: parte essencial de qualquer relacionamento
A definição de intimidade é complexa, uma vez que o seu significado varia de relacionamento para relacionamento, e dentro de um mesmo relacionamento ao longo do tempo.
Em alguns relacionamentos, a intimidade está ligada ao sexo, e sentimentos de afeto podem estar conectados ou serem confundidos com sentimentos sexuais.
Em outros relacionamentos, a intimidade tem mais a ver com momentos divididos pelos indivíduos do que com interações sexuais.
De qualquer forma, a intimidade está ligada a sentimentos de afeto entre parceiros num relacionamento.
Certamente, a intimidade é um ingrediente básico em qualquer relacionamento com algum significado: é a base da amizade e uma das fundações do amor.
Numa relação, ela é caraterizada por um conjunto de componentes como a expressão, a confiança, a verdade e a alteridade (capacidade de ter em conta e respeitar a diferença do outro).
Este último requisito implica o respeito pela diferença do outro, sem juízos de valor, para que ocorra a aceitação.
A intimidade implica participar na vida do outro, fazer parte dos seus conteúdos, mas sem perder a sua própria identidade, sem se fundir no outro.
Muitos de nós temos dificuldades com a intimidade, é difícil partilharmos e mostrar-nos ao outro de forma verdadeira e muitas vezes mantemos relacionamentos superficiais, pouco profundos.
Muitas vezes temos medo de sermos magoados, abandonados, julgados pelos outros e como tal mantemo-nos “à superfície” dos relacionamentos.
Por outro lado, outras pessoas querem muita intimidade, muita proximidade, por vezes tornam-se controladoras, exigentes e demasiado intrusivas.
Encontrar um equilíbrio na construção da identidade do casal muitas vezes é um desafio enorme.
Bom, agora que você já entende o que o conceito de intimidade realmente significa, nessa parte do vídeo juntamos alguns erros que, segundo especialistas, as pessoas cometem e que podem levar ao término de uma relação.
Veja agora 😉
Principais sinais de que um casal está perdendo a intimidade

Bom, um dos primeiros sinais é, sem dúvidas, a falta de comunicação. Isso porque a comunicação é fundamental para qualquer relacionamento.
Se o diálogo é inexistente ou se o casal “economiza” nas conversas, é preciso atenção pois pode ser um sinal de falta de intimidade e vínculo, que leva à desconexão.
E se apesar de haver diálogo a conversa entre vocês também não engrena, há falta de espaço ou mesmo atenção, esse também pode ser um péssimo sinal.
Querendo ou não, a dificuldade para estabelecer uma conversa é um sinal de que faltou conexão entre vocês.
Outro ponto que merece atenção é quando as diferenças passam a ser muito evidentes.
Sim, claro, nenhuma pessoa é igual à outra, porém, se as diferenças são muitas e vocês não conseguem aceitar um ao outro, isso pode ser um sinal de dificuldades pela frente.
Lembre-se que apesar de muito divulgada, aquela história de que opostos se atraem não funciona muito bem na prática.
A falta de interesse em compartilhar momentos juntos é também um péssimo sinal.
Saiba que por mais que o primeiro encontro tenha sido excelente, não é possível manter um relacionamento à base dos famosos “perdidos”.
Tais sinais além de indicar que o relacionamento já tem prazo de validade estabelecido, servem também você avaliar se deve mesmo entrar de cabeça nesse romance ou se deve manter um pezinho atrás. Fique de olho.
A falta de sexo é também um problema muito comum em casais que estão perdendo a conexão.
Claro, aqui precisamos frisar que cada casal tem seu tempo quando o assunto é sexo.
Por exemplo, há casais que transam todo dia, outros uma vez por mês. No final, o que vale é o acordo que existe.
Porém, quando o sexo é praticamente inexistente ou ainda feito para “cumprir tabela”, é um claro sinal de desconexão.
E se além do sexo também falta beijos, abraços ou toques, esse é um sinal de que o relacionamento está praticamente no fim.
Lembre-se que a conexão vai muito além do sexo e não dá para abrir mão de conectar-se fisicamente com o outro.
Portanto, beijar, abraçar, dar as mãos, tudo isso é fundamental para aumentar a conexão.
E se você percebe que seu relacionamento hoje está passando por isso, é preciso atenção, mas não se preocupe, pois saiba que embora algumas situações possam ficar um pouco mais distantes, é possível melhorar sim a conexão no seu relacionamento, basta querer.
E para te ajudar, vamos te passar agora algumas dicas. Vamos lá!
Como restaurar a intimidade de um casal: Tudo que você precisa saber!

Bom, a primeira coisa que você precisa entender é que, o ideal é que as relações encontrem um equilíbrio em que as duas pessoas se ajudem e saibam que precisam enfrentar os problemas de maneira independente.
Infelizmente, muitos casais, sobretudo os jovens, têm certeza de que a harmonia deve ser imediata e sem esforço.
E quando surge algum problema, por menor que seja, acham que o relacionamento está condenado. Por isso nem tentam resolver as dificuldades que aparecem.
Não se esqueça de que as relações são construídas pouco a pouco e sem pressa. Viva as diferentes etapas do relacionamento.
Os conflitos sem resolver podem ser fatais. Não deixe o rancor acumular para que a situação não vire uma bola de neve.
Comece a falar sobre os seus sentimentos o quanto antes.Lembre-se de que os conflitos são normais nos relacionamentos.
Se você guardar tudo para você, ou decidir jogar tudo para debaixo do tapete, quando a coisa explodir, talvez não seja possível revertê-la.
A sexualidade também é parte fundamental no processo de conexão com o outro.
Infelizmente, a diminuição do desejo sexual pode acontecer após alguns anos de relacionamento, mas o distanciamento físico pode causar um distanciamento emocional.
No final, é a intimidade que faz com que sejamos mais próximos do nosso amor do que do nosso vizinho.
Pensando nisso, saiba que é preciso cultivar a alegria do contato físico, experimentar coisas novas e dedicar tempo ao prazer se estar com a outra pessoa.
Mas queremos saber a sua opinião.
aí? O que achou? Compartilhe suas ideias abaixo nos comentários!
Não esqueça também de compartilhar esse texto com os seus amigos também!
E se você está buscando a mudança definitiva do seu sentir, conheça a nossa escola!
Aqui, trabalhamos corpo, mente e alma para trabalhar o seu autoconhecimento, autoconfiança e a libertação dos seus bloqueios mentais.
Entre em contato conosco agora mesmo e venha dar o primeiro passo para mudar sua vida!
