A menopausa pode ser um momento delicado para muitas mulheres. Mas, ainda que seja difícil, ele não precisa ser pesado ou solitário.
O Tantra pode ser uma boa ferramenta de acolhimento para ajudar e tornar um pouco mais fácil esse período.
Se você se interessou por esse texto, é porque pode estar na menopausa ou conhece alguém que esteja, certo?
Então, quero te mostrar a seguir mais sobre a filosofia Tântrica, bem como os benefícios dessa prática para que esse momento seja mais leve e menos árduo.
Mas, antes de começarmos, não se esqueça: mesmo com todas as vantagens que vamos trazer, é importante que a mulher tenha um acompanhamento médico e psicológico, se necessário, durante essa fase.
Vamos lá!
O que você vai ver nesse texto?
- Como a menopausa afeta a vida das mulheres?
- Quais são os principais sintomas da menopausa?
- Benefícios que a filosofia Tântrica traz para mulheres na menopausa
- Comece a experimentar esses benefícios agora mesmo!
Como a menopausa afeta a vida das mulheres?
Em seu conceito médico, a menopausa é o nome que se dá ao fim do ciclo menstrual de uma mulher. Popularmente, é conhecida como a última menstruação, o que marca o fim da fase reprodutiva de uma mulher.
Você se lembra das suas aulas de biologia da escola? Esse é um dos assuntos abordados pelos professores, que nos ensinam que, no momento que isso acontece, significa que os óvulos da mulher se esgotaram. Normalmente isso ocorre entre 45 e 55 anos.
O que não é tão explorado, é como o desequilíbrio na produção dos hormônios femininos, decorrentes desse fenômeno, mexe na saúde física e mental da mulher.
Isso porque, quando a mulher passa da fase reprodutiva para a fase não-reprodutiva, ela entra em uma fase chamada climatério.
É nessa fase que todos aqueles sintomas mais famosos da menopausa começam a aparecer e isso acontece por causa da abrupta variação de hormônios.
Quais são os principais sintomas da menopausa?
Uma grande mudança de hormônios sempre causa grandes mudanças no corpo de qualquer mulher, seja pela menopausa, distúrbios hormonais e até mesmo pela gravidez, e é natural que isso tenha consequências na nossa saúde física e mental.
A seguir, destacamos as principais delas. Vamos lá!
Menstruação irregular
Engana-se quem pensa que a chegada da menopausa é marcada pela completa ausência da menstruação do dia para a noite.
Na verdade, um dos principais sinais que a mulher está entrando nessa fase é a menstruação irregular.
Isso significa que ela poderá vir em grande quantidade, pouca, com maior duração ou menor, e até mesmo com a produção de coágulos.
Essa variação acontece porque, nesse momento, o corpo humano está se preparando para sua nova jornada: a não-produtiva.
A fase não-produtiva é totalmente diferente de todos os outros processos que o corpo estava acostumado a realizar. Por isso, demanda uma grande mudança e grande esforço por parte do organismo.
Ondas de calor e suor noturno
É muito comum o relato da sensação de calor por mulheres que estão entrando na menopausa.
Em alguns casos, este sintoma acontece antes mesmo da menstruação começar a ficar irregular e, infelizmente, pode durar por anos.
A sensação de calor é repentina e sem causas. Ela aparece como se fosse uma quentura, que atinge normalmente a região do rosto, pescoço ou tórax e também pode resultar na sensação de aceleração no coração, que dura cerca de 5 minutos.
Isso pode acontecer durante o dia ou noite. À noite elas costumam gerar suores noturnos, ou seja, surge como se fosse uma febre, onde a pessoa esquenta tanto até suar.
Diminuição da líbido
É natural que aconteça, nesse período, a falta de desejo sexual, pois, além das alterações hormonais, é um período que mexe mentalmente com a mulher.
Ou seja, há tensão, ansiedade, estresse e cansaço resultantes da situação, o que interfere diretamente na vontade de sexo devido a todos os anseios gerados nela.
Isso pode ocorrer antes da menopausa e continuar após, mas a tendência é que passe.
Mudanças de humor
Como falamos anteriormente, a menopausa pode dar a sensação de TPM constante.
Isso envolve, também, alterações de humor como irritabilidade, cansaço, mau humor e até mesmo a sensação de esgotamento.
Essas oscilações de humor geralmente são passageiras. Porém, em caso de permanência e constância, mesmo após o período de menopausa, é necessário consultar um médico de confiança e um psicólogo.

Desenvolvimento de depressão e ansiedade
O corpo da mulher passa por mudanças drásticas durante o período da menopausa.
Por isso, as oscilações hormonais também podem trazer sensações de tristeza, falta de energia, dificuldade de concentração e ansiedade.
Quando não tratadas corretamente, elas podem evoluir para casos mais graves de depressão e ansiedade.
Como podemos ver, as alterações nos hormônios provocam grandes impactos na vida da mulher e as causas na saúde mental e física são inquestionáveis.
Mas como te falamos logo no início desta publicação, você não precisa passar por esse momento sozinha, por isso, veja abaixo qual o papel do Tantra nessa história.
Benefícios que a filosofia Tântrica traz para mulheres na menopausa
Se você chegou até aqui, já pôde perceber o porquê a menopausa é um momento que exige cuidado e atenção, não é mesmo?
As práticas da filosofia Tântrica já trazem grandes benefícios para saúde como um todo, mas nesta situação são ainda mais benéficas. Vamos explicar melhor abaixo:
Favorece o autoconhecimento
A menopausa requer da mulher um processo de reconexão com o próprio corpo e consigo mesma pois trata-se de uma mudança com impactos expressivos em sua vida.
Com isso, a Massagem Tântrica promove um processo de autoconhecimento, te reconecta com sua própria consciência e ajuda a sentir melhor o seu próprio corpo.
É uma boa alternativa para atravessar com mais tranquilidade essa fase que requer atenção e cuidado.
Ajuda a conquistar o equilíbrio e bem-estar
Conforme você viu anteriormente, durante a menopausa, o desequilíbrio da mulher acontece tanto na esfera física quanto na psicológica.
Para ajudar nessa parte, a Terapia Tântrica, por meio de suas práticas e ensinamentos, consegue trabalhar com a inteligência emocional da mulher, ajudando-a a lidar com os seus sentimentos, reconquistar a vontade sexual e melhorar a relação a dois.
Com isso, ela colhe os frutos de viver com a harmonia, equilíbrio e bem-estar necessários para enfrentar esse momento da melhor maneira.
Promove o relaxamento e diminui o estresse
Lidar com o estresse do dia a dia já é uma tarefa bem difícil para qualquer pessoa. Quando se trata de mulheres que estão passando por alterações hormonais, esse desafio duplica!
Para ajudar nesse ponto, que tal apostar na Massagem Tântrica? Ela é uma ótima forma de atuar no relaxamento, no combate a doenças psicológicas como ansiedade e depressão e melhorar a qualidade do sono.
E quando falamos relaxamento vai muito além do estado físico, mas principalmente o mental, ou seja, relaxamos não só o corpo, mas também a mente.

Comece a experimentar esses benefícios agora mesmo!
Te falamos dos benefícios da Terapia Tântrica, principalmente da terapia tântrica com massagem, e agora vamos te apresentar o Método Agra, que rege todos os ensinamentos de nossa escola.
Com base em 10 anos de estudos e prática, desenvolvemos esse método exclusivo e eficiente que tem como objetivo maior promover um processo completo de autoconhecimento.
O autoconhecimento te ajuda a reconectar consigo mesmo, te ajuda a entender esse novo ciclo de vida e oferece a você o que é fundamental: a confiança e reconexão com seu interior!
Ou seja, por meio deste método, é possível conectar-se consigo mesma, liberar suas tensões e crenças limitantes, que te impedem de enxergar a esperança nesse período conturbado, principalmente para conquistar após uma sensação de bem-estar novamente.
Entre em contato ou nos indique caso esteja ou conheça alguém que está passando por essa situação ou até mesmo esteja precisando relaxar para aliviar os estresses do dia a dia.