Nós seres humanos considerados normais fomos agraciados com a capacidade de se apaixonar e amar.
Inclusive, se você está num relacionamento ou já esteve antes, provavelmente está experimentando ou já experimentou um dos dois. Não é mesmo?
Apesar de possuírem fases e momentos específicos para acontecer, os sentimentos se relacionam e o que pode gerar algumas confusões.
Nem todo amor, por exemplo, começa através da paixão, mas muitas paixões podem ser facilmente confundidas com amor.
O que pode gerar uma dúvida muito cruel: afinal, o que estou vivendo é amor ou é paixão?
Bom, sabemos que a resposta exata para essa pergunta não é tão fácil assim de ser encontrada.
Pensando nisso, e para responder a esta pergunta, de tão difícil resposta, elencamos as principais diferenças entre amor e paixão para que você saiba diferenciar, antes de se entregar à loucura de um momento.
Preparada(o)?
Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:
- Como saber se é amor ou paixão? Afinal, o que é a paixão? Entenda!
- Como saber se é amor ou paíxão? Afinal, o que é o amor? Entenda!
- Amor ou paixão: o que é mais importante na relação? Entenda!
- Conclusão
1. Como saber se é amor ou paixão? Afinal, o que é paixão?Entenda!
Podemos definir a paixão como aquele sentimento intenso e profundo marcado, em geral, pelo grande interesse e atração da pessoa apaixonada por algo ou alguém.
Nesse momento, é normal que o nosso comportamento seja alterado e algumas sensações passam a fazer parte da nossa vida.
Sabe aquele “frio na barriga”, “um arrepio na coluna”, uma vontade “louca” de estar junto, parece que não se tem o ar, que o coração está descompassado.
Bom, a paixão é isso mesmo. A grande verdade é que ela mexe com o nosso corpo, ficamos pensando constantemente na pessoa.
Esse sentimento não nos deixa pensar direito e muitas vezes tomamos atitudes irracionais como tatuar a pessoa amada no rosto.
Ainda não sabemos se há um tempo exato para duração da paixão, mas estudos científicos mostram que a paixão dura entre 18 e 30 meses, uma média de dois anos.
No entanto, não se preocupe caso esteja preocupado achando que o que você sente seja apenas paixão. Isso porque hoje sabemos que a paixão também pode virar amor.
Caso isso aconteça, não tenha dúvidas que trará um significado ainda maior para esse sentimento.
2. Como saber se é amor ou paixão? Afinal, o que é o amor? Entenda!
Bom, o amor é bem diferente da paixão. Ao invés da obsessão e paranóia, o amor é um sentimento que nos traz paz, conforto, um bem-querer maior que tudo pela outra pessoa. Mas como sabermos se é amor? Talvez agora você esteja se perguntando.
Sabe aquela frase bíblica: Pelos seus frutos os conhecereis. Bom, é exatamente isso.
Infelizmente, quando estamos apaixonados sempre esperamos que a outra pessoa venha completar algo que esta faltando dentro de nós mesmos.
Porém, essa falta é nossa e a outra pessoa não tem a responsabilidade de completá-la.
A grande verdade é que a paixão normalmente nos cega e só nos faz enxergar aquilo que queremos.
No final, isso é muito perigoso porque estamos apaixonados pela idéia que fazemos da outra pessoa e não pela pessoa como ela é verdadeiramente: com suas qualidade e defeitos.
Nesse caso, amar é saber gostar de alguém reconhecendo e valorizando as qualidades e defeitos e desejando sempre o bem, independente dela estar ou não do nosso lado.
Esse é o grande diferencial. Hoje sabemos que o amor é um sentimento que possui um significado, em geral, relacionado ao cuidado de si e do outro, o amor representa uma relação de proximidade, afeto e preservação.
Diferente da paixão, por não se tratar de uma idealização do outro, compreende as particularidades e mesmo os defeitos sem que isso diminua o afeto entre as pessoas.
O amor também faz com que as pessoas tenham uma vida mais calma e, muitas vezes, aumentando consideravelmente a longevidade dos casais.
Aqui é importante frisarmos também que o também está relacionado com diversas formas de amor, e não apenas ao amor romântico que comumente vemos em filmes e séries.
O amor entre pais e filhos ou irmãos, por exemplo, também são formas identificadas de amor.
3. Amor ou paixão: O que é mais importante na relação?
E aí? Saberia dizer o que você está sentindo agora? Bom, como foi possível perceber, o amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada.
A paixão, no entanto, é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e ao prazer.
Porém, independentemente do que você esteja sentindo agora, a grande é que, no fim, pouco importa. Isso porque o importante é que é você quem decide em qual desses sentimentos vai apostar.
Saiba que, independentemente do que você esteja sentindo, seja amor ou paixão, isso não tira a beleza que cada sentimento possui.
No final, conhecê-los apenas te ajudará a tomar decisões mais conscientes e assertivas. Se permita viver e aprender.
Porém, queremos saber a sua opinião. E aí? O que achou? Compartilhe suas ideias abaixo nos comentários!
Não esqueça também de compartilhar esse texto com os seus amigos também!
E se você está buscando a mudança definitiva do seu sentir, conheça a nossa escola!
Aqui, trabalhamos corpo, mente e alma para trabalhar o seu autoconhecimento, autoconfiança e a libertação dos seus bloqueios mentais.
Entre em contato conosco agora mesmo e venha dar o primeiro passo para mudar sua vida!
