Gratidão: saiba os benefícios de praticá-la todos os dias

Gratidão: saiba os benefícios de praticá-la todos os dias

Gratidão é uma palavra simples, mas que carrega um grande significado. 

Entendemos por gratidão o sentimento literal de agradecimento a quem nos concede um ato de bondade, seja ele relacionado a um favor, a um ser superior e divino ou até por alguma conquista pessoal e profissional.

Ou seja, pode-se dizer que seria o sentimento gerado por qualquer forma de reconhecimento. 

Mas, na verdade, ela vai muito além de um estado momentâneo de agradecimento e pode trazer grandes benefícios a qualidade de vida e bem-estar caso seja incorporada no seu cotidiano. 

Afinal, você é grato? Quer saber mais sobre como a gratidão beneficia na sua saúde mental e física? Confira abaixo!

Benefícios de ser uma pessoa grata

Para entender melhor o poder da gratidão, pesquisas medicinais, como a da Harvard Medical School, afirmaram que realmente há impactos em nosso cérebro quando experimentamos esse sentimento. 

Medicinalmente falando, quando somos gratos, são ativadas duas partes do cérebro: pré-frontal medial ventral e o córtex na porção dorsal.

Essas duas partes, por sua vez, estão envolvidas diretamente nas percepções de recompensa, moralidade, interações sociais positivas e capacidade de entender o que o outro pensa – a tão conhecida empatia.

Ainda que apontemos que a prática da gratidão há benefícios, neste tópico vamos especificar mais a fundo quais são os principais deles e os reflexos que trazem para o nosso cotidiano, ou seja,  a forma que somos recompensados por promover a gratidão no dia a dia:

Aumento da sensação de bem-estar

Em tempos de pandemia e rotina corrida, é imprescindível que se entenda que o pensamento positivo é o marco inicial para prática de ser grato.

Quando ele é colocado em prática, obtemos uma maior sensação de bem-estar, já que nosso cérebro libera hormônios da felicidade, fazendo o nosso corpo e mente trabalharem em harmonia para que nos sinta bem. 

Uma dica do Instituto Brasileiro de Coaching, é escrever em um bloco de notas, todos os dias, três motivos diferentes que te fazem sentir gratos, até que isso se torne rotina.

Melhora os relacionamentos interpessoais 

Todos nós temos problemas pessoais e isso não vai mudar.

Mas, pessoas gratas costumam se tornar melhores companhias, pois elas tendem a enxergar maior positividade sobre a vida, o que as deixam mais leves, menos reclamonas e mais comunicativas 

E essa companhia vale para qualquer nível de relação: seja como amigo, companheiro, familiar, pais, filhos, irmãos, entre outros. 

Diminui dores e sintomas de doenças

O sentimento de gratidão é capaz de diminuir a sensação de dor, fortalece nosso sistema imunológico e pode, inclusive, aliviar alguns sintomas de doenças. 

Em um estudo publicado pela BBC News, alguns pacientes que sofriam doenças neuromusculares foram selecionados e solicitados que escrevessem escrevessem cinco coisas pelas quais eram gratos todos os dias.

No final do período de três semanas, as pessoas que fizeram o experimento afirmaram que não sentiam mais tanta dor e que os sintomas foram diminuídos significativamente. 

A gratidão melhora os relacionamentos interpessoais

Diminui o egocentrismo

Resumidamente, por meio da gratidão praticamos cada vez mais a empatia, o que é uma ótima alternativa de diminuir a visão do eu como o centro de tudo. 

Esse, inclusive, é um exercício diário muito benéfico para quem deseja enxergar as situações de outros modos e perspectivas.

Aumenta a energia 

A gratidão nos mostra outra forma de ver a vida.

Com isso, além dos relacionamentos mais felizes e a sensação de bem-estar, é automático que haja mais energia para viver a vida, já que as experiências são vistas com maior positividade pela pessoa. 

Promove a longevidade

A longevidade acaba se tornando resultado de um conjunto de medidas que são adotadas quando somos gratos.

Positividade, estímulos ao cérebro, uma vida com menos estresse, entre todos os outros benefícios citados ao longo deste post, são exemplos de características que, quando misturadas, promovem a longevidade de quem a adere.

E você sabia que há estudos que falam sobre longevidade e otimismo? Também de acordo com uma pesquisa de Harvard, pessoas mais otimistas vivem mais que as outras!

Além desses citados acima, se você ainda não se convenceu de que ser grato pode mudar a sua vida, trouxemos outros benefícios a saúde de quem quem pratica a gratidão: 

Então, que tal começarmos a aplicar a gratidão na prática?

Exercícios simples para praticar a gratidão

O universo da gratidão é bem amplo e oferece diversas possibilidades e benefícios para quem deseja explorá-lo, mas às vezes não sabemos por onde começar.

A boa notícia é que você já deu o passo mais fundamental: quer dar início nesse processo de ser uma pessoa grata.

Inicialmente, demos a dica de ter um Caderno da Gratidão sempre perto de você, para que anote os motivos que te fazem ser grato. Esse já é um exercício simples para tornar a gratidão parte do seu dia a dia. 

Mas, além desse citado acima, separamos outros exercícios para te ajudar a ser uma pessoa grata:

Cuide de você 

Faça do seu corpo um templo e cuide dele como sua maior riqueza!

Aprenda sobre as questões internas que podem existir dentro de você, passe pelo processo evolutivo entre corpo e mente para que esteja em harmonia. 

Entenda o lado positivo das situações

Tudo que acontece em nossas vidas, por pior que seja, tem um propósito e até mesmo um lado bom. 

Entenda que todas as situações podem nos trazer um aprendizado. Mesmo que pareça o fim do mundo, tire o peso do acontecido e absorva o aprendizado daquilo. 

Reclamar menos e agradecer mais pelas oportunidades também é mais uma dica de exercício simples para colocar a gratidão em prática.

Reclamar menos e agradecer mais é uma forma de praticar a gratidão

Elogie, isso pode mudar seu dia e o de outra pessoa

Traga pequenas ações positivas para o seu dia a dia, aprecie mais as pessoas, elogie-as, esteja mais presente nas situações, sabores e experiências. 

Ou seja, ressignifique o seu modo de ver a vida para que ela seja mais leve. 

Encontre a gratidão dentro de você

Antes de tentar praticar o poder da gratidão, é preciso entender que o processo começa de dentro para fora.

É imprescindível que você passe por um processo de autoconhecimento para que esse não seja apenas um sentimento de agradecimento por um reconhecimento específico.

O ideal é que ele se torne um estilo de vida e traga todos os benefícios citados anteriormente.

O autoconhecimento e o cuidado consigo mesmo são fundamentais nesse processo para praticar a gratidão. 

Para começar o seu autoconhecimento afundo, que tal praticar a terapia tântrica

Aqui, desenvolvemos um método exclusivo para os nossos procedimentos, que é fruto de mais de 10 anos de estudo e prática: o Método Agra

Esse é um programa de desenvolvimento pessoal e aprimoramento da percepção de si utilizando práticas de autoconhecimento e relaxamento físico e mental. 

Por meio deste método, é possível se entender melhor e liberar suas tensões e crenças limitantes, que te impedem de enxergar a positividade do dia a dia e, consequentemente, adotar a gratidão como estilo de vida. 

Além disso, a terapia tântrica com massagem é uma boa forma de diminuir o estresse e melhorar doenças como ansiedade, insônia, trazendo relaxamento e elevando a sua perspectiva de bem-estar. 

Entre em contato agora mesmo e coloque em prática o seu projeto de ser mais grato!

Esperamos que esse post tenha te ajudado a se tornar uma pessoa mais grata, mas vale ressaltar que trata-se de um processo diário, que não isentará os obstáculos em sua vida, mas a tornará mais leve. 

Gratidão por ter ficado comigo até aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem
Olá!
Olá, sou a Patrícia.
Me diga como posso te ajudar hoje?