Acreditamos que em algum momento da sua vida você já ouviu a palavra mindfulness, correto? Mas você sabe o que ela é, para que serve e como praticá-la?
O mindfulness é uma técnica que utiliza exercícios de meditação e concentração diária para ajudar uma pessoa a conquistar a atenção plena – essa palavra será muito utilizada ao longo desse conteúdo.
Ainda que a prática tenha ganhado força nos últimos anos, trata-se de uma técnica milenar budista, criada há 500 anos antes de Cristo.
Assim como a meditação, o mindfulness traz diversos benefícios para quem o pratica. Porém, ele tem uma proposta mais profunda, que pode ser aplicada em diversas situações rotineiras do seu dia a dia.
Que tal descobrir mais sobre essa prática e começar a colocá-la em ação hoje mesmo?
O que você vai ver nesse texto?
- O que é Mindfulness?
- Quem pode praticar mindfulness?
- Comece a praticar o mindfulness agora mesmo!
O que é mindfulness?
Em tradução livre, mindfulness significa atenção plena, e quando lemos essa definição nos remete somente à concentração, mas a técnica vai muito além disto.
Quando falamos de atenção plena, logo remetemos a concentração, ou seja, prestar atenção no que estou fazendo agora. Mas, nem sempre estamos com essa atenção no dia a dia.
Por exemplo: quando você está realizando uma tarefa rotineira, como escovando os dentes ou arrumando a casa, a sua cabeça está concentrada em cada movimento que você faz? Ou seus pensamentos estão longe e você está fazendo tudo no piloto automático?
Aposto que você escolheu a segunda opção, certo? É para isso que existe o mindfulness! Ele te tira do automático e te dá consciência para o seu pensamento. Dessa forma, você pode estar presente 100% naquele momento e espaço de tempo, seja em uma reunião, escovando os dentes ou em qualquer outra ocasião.
O mindfulness utiliza o fundamento da meditação como método para exercitar sua mente e te ajudar a alcançar esse objetivo de se concentrar no presente.
Mas, esse não é o único meio! Você pode começar a praticar a atenção plena de diversas formas: se concentrando em cheiros, texturas, sons, detalhes e outras pequenas particularidades de ambientes ou de situações que passam despercebidos todos os dias.

Quem pode praticar mindfulness?
Qualquer pessoa pode praticar o mindfulness: desde crianças até idosos.
O requisito é apenas um: exercitar a mente para sempre estar 100% presente nos momentos.
O mindfulness além de propor a concentração total no agora, sem pensar no futuro e muito menos no passado, nos ajuda a passar por cima de obstáculos, vícios e crenças limitantes que vem junto com nossa bagagem.
Essa bagagem, por sua vez, é composta por experiências e ensinamentos adquiridos ao longo da vida e que inconscientemente acabam influenciando nos julgamentos, decisões e pensamentos do presente.
Na prática, funciona da seguinte maneira: você já julgou uma pessoa como ruim por algum determinado acontecimento do passado, e após um período, a encontrou e não se permitiu ter muito contato?
Bom, então o que aconteceu, nesse caso, foi que você levou a sua bagagem para a relação. Ou seja, você deixou a sua mente presa no passado, com a atenção longe do que era proposto por aquela situação no presente.
A pergunta que fica é: então, como é possível começar a praticar o mindfulness? E a resposta está aqui no próximo tópico. Confira!
Comece a praticar o mindfulness agora mesmo!
Praticar o mindfulness traz diversos benefícios físicos e mentais, além dos evidenciados acima.
Por meio dele, é possível melhorar seu autocontrole emocional, aumentar sua produtividade, diminuir o estresse e a ansiedade, entre muitos outros.
Então, que tal começar a praticar o mindfulness hoje mesmo e começar a colher os benefícios dessa prática? Vamos lá!
Medite!
Para você que não conhecia o mindfulness vamos te dar uma dica de ouro: crie um ponto de atenção, normalmente chamado de âncora.
Com ele você conseguirá se concentrar naquele momento que está vivendo até que isso seja uma rotina.
Por três minutos feche os olhos, mantenha a atenção no seu corpo, mesmo com mais foco em seus sentimentos e pensamentos, concentre em sua respiração e volte novamente a atenção para o seu corpo.
A princípio você pode não entender os resultados, mas, antes disso, é necessário entender que só é possível obter os benefícios do mindfulness se tiver de manter a constância, periodicidade e determinação da prática.
Além disso, a meditação, mesmo que rápida, acaba sendo uma boa oportunidade de exercitar o cérebro, conquistar mais eficácia no alcance da consciência plena e melhorar o foco.
De acordo com o Daniel Goleman, psicólogo e autor dos bestsellers Foco e Inteligência Emocional, o cérebro é como qualquer outro músculo do nosso corpo e cada vez que ele é exercitado, aumenta seu desenvolvimento e desempenho.

Elimine distrações
O tempo todo nós estamos rodeados de informações e distrações.
Por isso, quando for começar o seu processo de mindfulness, comece eliminando as distrações enquanto está fazendo outras tarefas.
Por exemplo, se você está trabalhando e assistindo televisão, desligue-a. Se está lavando louça e assistindo um vídeo, finalize uma tarefa primeiro, e, depois, concentre-se na segunda.
Desocupar a sua mente de coisas que não são necessárias naquele momento, te possibilita manter o seu foco e estado mental naquilo que está sendo exigido.
No começo, pode parecer difícil ou desconfortável. Mas, persista até que você tenha êxito.
Faça terapia Tântrica
Como a terapia Tântrica pode me ajudar com mindfulness?
É simples: um dos principais fundamentos do Tantra é oferecer, por meio de suas práticas e ensinamentos, a autoconsciência, autoconhecimento, promover o bem-estar e equilíbrio entre corpo e mente.
E o mindfulness também tem o propósito de te dar a autonomia sob seus próprios pensamentos e sob você mesmo, ou seja, propõe te tirar do automático e devolver sua capacidade de controle da sua consciência e do seu sentir!
Com isso, sugerimos iniciar pela terapia tântrica com massagem, pois é uma ótima maneira de diminuir o estresse, te ajudar a manter o equilíbrio entre corpo e mente, melhorar a qualidade do seu sono elevando sua perspectiva de bem-estar.
E, dessa forma, dar oportunidade de iniciar um processo de desenvolvimento pessoal proposto pelo Método Agra, que trata-se de um programa que promove o autoconhecimento e o aprimoramento da percepção de si.
Além de ser um meio de entender e liberar as tensões e crenças limitantes que te impedem de manter o foco no presente, como proposto pela prática do mindfulness.
Ainda que um desafio de constância, conquistar esse feito diário é possível e deve ser feito o quanto antes.
Para isso, esperamos vocês para iniciar essa missão de expansão de consciência, entre em contato conosco e vamos juntos alcançar os benefícios do mindfulness!