Diferente do que esse palavrão sugere, o Ho’oponopono é uma técnica havaiana de perdão, que carrega um grande significado e praticá-la é muito mais simples do que parece.
São apenas quatro frases nesse mantra: “Sinto muito”, “Me perdoe”, “Eu te amo” e “Sou grato”.
A primeira impressão é que elas são aquelas palavrinhas mágicas que conhecemos desde pequenos como educativas.
Mas, agora, você vai conhecer, e até mesmo sentir na pele, o poder da junção dessas quatro frases.
Então, que tal embarcar comigo nessa viagem para dentro de si próprio, e aprender a ter uma vida mais leve e fluída com o poder do perdão e do Ho’oponopono?
Confira o texto a seguir!
Você vai ver nesse texto:
- O que é o Ho’oponopono?
- Como posso começar a praticar Hoʻoponopono?
- Quais os benefícios do Hoʻoponopono?
- Outras formas de demonstrar gratidão e perdoar
O que é o Ho’oponopono?
O primeiro ponto de parada da nossa jornada é entender o que significa Ho’oponopono.
Em sua definição ao pé da letra “Ho’o” significa “cura” e “ponopono” endireitar, dando como significado “corrigir um erro”.
Conforme você viu acima, o mantra do Ho’oponopono é muito simples. Consiste em repetir a seguinte frase: “Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato(a)”.
Para te ajudar a entender melhor a força dessas frases, separamos uma explicação para cada uma delas:
- Sinto muito – Tem o propósito de nos fazer entender nossa responsabilidade em relação aquilo que estamos sentindo.
- Me perdoe – É se perdoar e buscar o perdão quanto às situações que te afligem.
- Eu te amo – Significa a promoção, demonstração e aceitação de amor, seja ele amor-próprio ou ao próximo.
- Sou grato – É, literalmente, sentir-se grato. Entender que a gratidão faz parte do processo para perdoar e para deixar para trás as situações que te limitam.
Com a repetição dessas palavras, o Ho’oponopono fortalece a ideia da gratidão para livrar-se de situações ruins que te marcam até hoje.
Sabe aquela briga familiar que ocorreu há muito tempo, mas te deixa angustiada até hoje?
Ou até mesmo aquele namoro que não deu certo, mas que te marcou de uma forma negativa, e você sente as consequências nos seus relacionamentos atuais?
São essas situações e sensações que podem ser vencidas com a prática da Ho’oponopono.

Por que essas situações deixam marcas ruins?
Tudo o que passamos em nossas vidas, deixa uma marca. Seja ela boa ou ruim.
Acima, citamos experiências ruins, mas você consegue se recordar de momentos bons também.
Do abraço de alguém querido. Da sua primeira viagem em família. Dos seus aniversários divertidos com os amigos.
Essas vibrações ficam guardadas dentro de nós. As boas são fluidas e fazem a nossa energia e vida pulsar.
Já as ruins, criam amarras, pensamentos e crenças limitantes, que despertam sentimentos ruins e nos impedem de seguir em frente.
Por isso, segundo o Ho’oponopono, é preciso se purificar para poder fechar esse ciclo negativo. Para que esses sentimentos ruins sejam ressignificados e guardados como memórias neutras, capazes de impedir que ciclos ruins continuem se repetindo.
Como posso começar a praticar Hoʻoponopono?
O primeiro e mais importante passo para começar a praticar o Ho’oponopono você já deu: decidiu mudar de vida, agradecer por tudo o que já viveu e perdoar as mágoas do passado.
Depois, para começar a sentir os seus efeitos na prática, encontre um momento só seu e mentalize a situação ou pessoa que te cause algum desconforto que atrapalhe sua paz.
Por fim, basta repetir o mantra “Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato(a)” e estar aberta e disposta a perdoar a situação e deixá-la no passado.
Para cada situação que te traga sentimentos ruins, repita o mantra e resolva por meio do perdão.
No começo, pode parecer mais difícil, mas persista. Quando enraizado em seu dia a dia, ele passa a ser um estilo de vida.
Por ser tão simples, pode parecer errado ou estranho de praticá-lo, mas é isso mesmo: basta apenas repetir o mantra, confiar no seu poder de mudança e na força que cada palavra exerce.
O Ho’oponopono também pode ser aliado ao seu momento de meditação, já que ambos requerem concentração e conexão com si próprio.
As frases “Sinto muito”, “Me perdoe”, “Eu te amo” e “Sou grato” podem ser recitadas em qualquer sequência, quantas vezes você sentir necessidade ao dia, em voz alta ou mentalmente.
Além disso, é fundamental entender a importância da autorresponsabilidade e autocura, que são ideias também pregadas pela prática do Ho’oponopono.
Quais os benefícios do Hoʻoponopono?
O Ho’oponopono vai muito além de repetir palavras, inclusive, a sensação de bem-estar e paz interior imediatas que ela pode causar são a prova disso.
Mas, além delas, trouxe outros benefícios que podem ser causados diretamente pela prática do Ho’oponopono em nosso cotidiano:
- Maior controle de seus pensamentos e sentimentos, aumentando a inteligência emocional;
- Controlar a sobrecarga emocional que sentimentos negativos podem acarretar, levando as melhores resoluções dos problemas;
- Reduz os níveis de estresse;
- Ajuda a combater e prevenir a ansiedade.
Mas, para que isso aconteça é necessário, é fundamental que você acredite na força que o mantra tem em sua vida.

Outras formas de demonstrar gratidão e perdoar
Gratidão é uma palavra que está na moda, mas carrega um grande significado, assim como o perdão, que é a base do Ho’oponopono.
Ser grato nos ajuda a nos tornar pessoas mais felizes e promove a sensação de bem-estar em nossa vida, além de muitos outros benefícios.
Pensando nisso, o universo Tântrico também é uma ótima alternativa para quem deseja se tornar uma pessoa grata e manter a prática do perdão em seu cotidiano.
Se você quer ter mais autoconhecimento, melhorar no exercício da gratidão e do perdão, que tal conhecer a nossa escola?
Aqui, os nossos alunos se desenvolvem através do Método Agra, um programa completo de desenvolvimento pessoal que te auxilia no auto descobrimento, libera os sentimentos que te limitam como pessoa e ajuda a perdoar e ser grato.
E não se esqueça: para oferecer algo ao próximo é necessário estar bem consigo mesmo.
Por isso, se você quer melhorar no seu papel de mãe, esposa, filha, irmã ou qualquer outro, até mesmo no âmbito profissional, cuidar de si é fundamental nesse processo!
Aposte na terapia tântrica com massagem para te ajudar a descobrir as suas crenças limitantes, para desfazer-se de pensamentos que não te ajudam a evoluir e para descobrir sentimentos que estavam guardados dentro de você – e você nem imaginava que poderia senti-los!
Além disso, ela diminui o estresse, promove o relaxamento e ajuda no combate à ansiedade.
Entre em contato conosco agora mesmo e comece a sua mudança de vida! Você merece viver o seu melhor todos os dias!