Costumamos ouvir e falar sobre perdão constantemente, mas nem sempre entendemos o verdadeiro significado dessa palavra mágica.
Muitas vezes, associamos o perdão a questões religiosas, e outras vezes pode até ser mal vista devido a associação a um ato de submissão, quando na verdade é um ato libertador.
Mas, ainda sim, a pergunta que fica é: por que devemos perdoar?
O perdão vai muito além do ato de desculpar-se, é um processo que envolve aceitação, paciência e amadurecimento. É resolver e entender sentimentos que estão guardados em nosso íntimo.
Mas, é por meio deste processo que encontramos a resposta para essa pergunta, devemos perdoar porque o resultado é engrandecedor tanto para nossa saúde emocional quanto física.
Vou te dar um exemplo concreto do porquê perdoar: de acordo com o estudo publicado pelo Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), a falta de perdão pode prejudicar a saúde cardiovascular, além de causar problemas graves como pressão alta, alteração na pressão arterial entre outros.
Além de nos fazer alcançar degraus emocionais que vão além do nosso conhecimento prévio.
Bom, agora que já te demos um spoiler do que está por vir nesse texto, junte-se a nós para entender mais sobre os benefícios e outras informações sobre o perdão.
Você vai ver nesse texto:
- O que é o perdão?
- Quais são os benefícios do perdão?
- Exercícios práticos para exercer o perdão
O que é o perdão?
O perdão é a prática de reconhecer quando alguém cometeu um erro e ainda assim não deixar que os sentimentos ruins te afetem, podendo ser em uma relação interpessoal ou até mesmo em questões internas.
Ao pé da letra, entende-se por perdoar o ato de desculpar, mas na verdade vai muito além disso, perdoar é deixar ir! Se você não entendeu, vamos te explicar melhor sobre isso.
As situações que requerem perdão, normalmente acarretam sentimentos negativos em nossa vida como rancor, raiva e vingança.
É por esse motivo que, ao perdoar alguém ou a nós mesmos, estamos nos libertando desses sentimentos ruins. Estamos deixando ir embora os sentimentos que nos machucam.
Por isso, repetimos: perdoar é deixar ir! É deixar ir as sensações ruins que vivem em seu peito. É deixar fluir a energia positiva e entender que tudo na vida tem um propósito, um ensinamento e um momento certo para acontecer.

Quais são os benefícios do perdão?
Apesar do perdão ser libertador, como falamos a pouco, é uma decisão que requer inteligência emocional e amadurecimento pessoal, mas que ao ser alcançado traz diversos benefícios para nossa saúde mental e física.
De acordo com o psicólogo Júlio Rique Neto, professor de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFFB) e pesquisador na área de desenvolvimento moral do perdão, estudos comprovam que o ressentimento e a raiva são grandes potencializadores de doenças mentais como depressão e ansiedade.
Diante disso, fica mais claro ainda como perdoar pode ser benéfico para nós. Veja abaixo 4 benefícios de quem escolhe perdoar:
Coração tranquilo
Tanto o ato de perdoar quanto o de ser perdoado permite a sensação de paz interior e bem-estar.
Mas, não é só isso: quando falamos de coração tranquilo, nos referimos, literalmente, ao coração.
Isso porque quem pratica o perdão tem mais chances de ter a pressão arterial normalizada, reduzindo as chances de sofrer um problema cardíaco, como infarto e outros problemas cardiovasculares.
Então, quando te falarem que perdoar faz bem pro coração, pode entender que é fisicamente e emocionalmente também.
Fortalecimento do sistema imunológico
Segundo um estudo da Sociedade de Medicina Comportamental dos Estados Unidos, pessoas que são mais adeptas ao perdão têm um maior nível de células CD4.
Essas células são responsáveis pela identificação, no ataque e na destruição de bactérias, fungos e vírus que invadem o corpo.
E você já sabe: sistema imunológico forte significa menos doenças aparecendo e uma vida mais saudável!
Diminuição do estresse no dia a dia
Ao abrir mão dos sentimentos negativos que guardamos como ressentimento e rancor, conseguimos diminuir nossas preocupações no dia a dia. Isso contribui para dias mais tranquilos e menos estressantes em uma rotina.
Melhor qualidade do sono
Sempre que falamos de perdão temos que entender que se trata de uma questão interna, ou seja, diz muito mais sobre as questões que precisam ser resolvidas dentro de nós mesmos.
Um dos momentos de reflexão costuma acontecer quando nos deitamos para dormir. Quem nunca ficou remoendo e revivendo uma situação que aconteceu há muito tempo?
Com isso, quando praticamos o perdão você liberta a raiva e a tensão gerada por aquela situação, permitindo um sono mais tranquilo e reparador.

Exercícios práticos para exercer o perdão
Nesta publicação nós falamos constantemente dos benefícios do perdão em nossa vida e por que devemos perdoar.
Mas, agora, precisamos entender como iniciar o processo para conseguir perdoar uma pessoa ou a nós mesmos. Vamos lá!
Pratique a empatia
Antes de mais nada, o primeiro exercício – e talvez o mais importante – é o ato de se colocar no lugar da outra pessoa.
Não há como perdoar alguém se a gente não entender o por que a pessoa pode ter feito isso. Trata-se de um processo de expansão de consciência, pensamento e amadurecimento.
Mas, quando falamos em empatia, não estamos falando só em relação a outra pessoa, ela pode ser exercida com nós mesmos.
Imagina que somos seres em evolução, nossas ações estão mudando todos os dias e precisamos entender o que pode ter nos levado àquela tomada de decisão naquele momento e quais foram os motivos.
Fale ou escreva sobre o perdão
Nós já falamos em outros conteúdos que o processo de escrever é terapêutico. Ele te ajuda a ser mais grato, a ter mais autoconhecimento, entre muitos outros.
Com o perdão, não seria diferente! Uma das formas para te ajudar a exercer o perdão é falando ou escrevendo sobre ele.
A primeira opção é escrever sobre o assunto, assim como no caderno da gratidão, por exemplo. A diferença é que no caderno da gratidão escrevemos os motivos que nos fazem ser gratos todos os dias.
E no caderno do perdão expressamos o perdão por meio de palavras. Nele, podemos escrever os motivos que nos levaram a perdoar ou o que acharmos necessário para que esse processo ocorra.
Já a segunda forma é falando. Para isso, você pode utilizar um mantra.
Se olhe em um espelho e repita: “Eu te perdoo. Eu perdoo você e estou, verdadeiramente, perdoada/o”.
Depois, você pode dizer em voz alta o porque deseja perdoar ou o que está guardado em seu coração.
Essas são duas maneiras que podem ser boas para nos ajudar a libertar o que está guardado dentro de nós.
E, falando nisso, no próximo tópico indicamos um bom aliado para libertar o que está dentro de nós. Confira:
Faça terapia tântrica
Às vezes as situações que requerem perdão estão tão enraizadas em nós que precisamos de ajuda para liberá-las.
A Terapia Tântrica é uma opção para quem precisa de acolhimento e uma ajuda amiga na hora de dar o primeiro passo.
Em nossa escola, conseguimos trabalhar todas essas questões, que ajudam a melhorar o exercício da gratidão e do perdão, pois trabalhamos com um método próprio e eficaz:
Aqui, os nossos alunos se desenvolvem através do Método Agra, um programa completo de desenvolvimento pessoal que te auxilia no autoconhecimento, libera os sentimentos que te limitam como pessoa e ajuda a perdoar e ser grato.
Além disso, durante as sessões de terapia tântrica com massagem, você poderá se libertar de questões mal resolvidas do passado, dissolver os bloqueios da mente que podem estar te impedindo de chegar onde você deseja e, assim, viver a sua melhor versão.
O perdão e a gratidão vêm de dentro para fora, mas não há problema nenhum em ter uma ajuda e um direcionamento para conseguir sair de algumas situações, adotando métodos que tornam nossa vida mais leve.
Entre em contato conosco agora mesmo e venha dar o primeiro passo para mudar sua vida!